Reformulamos nosso Blog para criar um ambiente mais confortavel. Acesse nosso novo endereço!

http://www.blogdogalvao.com.br

Pages

Subscribe:

Interagindo

BENVINDO AO BLOG DO GALVAO

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

O ano que entra e a lucrativa indústria das dietas

02/01/2012




É hoje o dia. Milhares de americanos devem se matricular numa academia de ginástica na tentativa de cumprir uma das mais populares promessas de ano novo: perder peso e entrar em forma física.
Janeiro é o mês em que as matrículas em academias duplicam e elas ficam apinhadas de gente. Segundo dados da International Health, Racquet and Sports Club Association, órgão responsável por clubes esportivos comerciais, as academias de ginástica dos Estados Unidos tiveram um total de 50 milhões de membros em 2010, com um faturamento que chegou aos US$ 20,3 bi. Editoras e produtoras de vídeo também faturaram, em 2011, um total de US$ 1,2 bilhão com as vendas de livros de dieta e vídeos de exercícios. E as companhias especializadas em nutrição e dietas como os Vigilantes do Peso e a Nutrisystem ultrapassaram um faturamento de US$ 3,3 bilhões no ano passado.
A imprensa também acompanha a sanha das resoluções de final de ano. Desde a última semana de dezembro, artigos sobre dieta, nutrição e fitness povoam as páginas dos jornais. Alguns matutinos como o "USA Today" e o "New York Times", chegam a publicar até duas grandes matérias sobre o tema numa mesma edição. Mas a mais bem produzida reportagem sobre dietas vem da revista "People", que, em sua primeira edição do ano, publica um "antes e depois" de quase uma dezena de pessoas comuns que se submeteram a uma longa e disciplinada dieta e rotina de exercícios. As fotos do antes e depois são incríveis, principalmente pelo fato de a revista privilegiar pessoas que perderam mais de 40, 50 quilos, como é o caso de Bree Boyce, uma jovem de 22 anos que pesava 106 quilos. Depois de perder um total de 51 quilos num período de três anos, Bree vai participar do concurso de beleza Miss Estados Unidos, que acontece no dia 14 de janeiro, representando seu estado natal da Carolina do Sul.
Relatos de dietas não se restringem somente às revistas. Eles estão por todas as partes este mês. Amanhã à noite, a rede NBC começa a apresentar a nova temporada do popular programa de perda de peso "The Biggest Loser". No dia 10 de janeiro chega às livrarias o livro "I Got This: How I Changed My Ways and Lost What Weighed Me Down" (Eu Consegui: Como Mudei Minha Rotina e Perdi o que me Deixava para Baixo), escrito pela cantora e atriz Jennifer Hudson. Jennifer, que sempre lutou contra a balança, já era gordinha quando precisou engordar mais nove quilos para o filme "Dreamgirls: Em Busca de um Sonho", produção que lhe valeu o Oscar de coadjuvante. Em 2009, quando ela deu à luz a seu primeiro filho, Jennifer chegou a pesar 107 quilos. Com a ajuda da dieta da Vigilantes do Peso, empresa para a qual Jennifer hoje serve de garota-propaganda, ela perdeu 36 quilos. "Meu filho me propiciou minha principal motivação para a dieta", escreve Jennifer no livro. "Ele merecia uma mãe que pudesse correr atrás dele pela casa, sem que ela perdesse o fôlego". A Vigilantes do Peso começou uma maçica campanha televisiva na semana passada estrelada por Jennifer. O comercial é incrível, mostrando um "encontro" da Jennifer dos tempos de finalista do programa de calouros American Idol, em 2004, com a nova e longelínea atriz de agora. Assista "[aqui]": http://jezebel.com/5871378/jennifer-hudson-sings-a-duet-with-her-heavier-self-in-weight-watchers-ad. No primeiro trimestre de 2011, o faturamento da Vigilantes do Peso nos Estados Unidos chegou ao valor de US$ 1,4 bilhão.

GANHEI DE UMA AMIGA.